No dia a dia, escolher o calçado ideal pode se transformar em uma imensa confusão. Afinal, todo mundo quer estar bonito e também confortável. Mas não é o que acontece em alguns casos, quando a falta de bem-estar sai caro e tira toda a elegância de quem usa o acessório.
Cuidado com o salto
No trabalho, fazemos diversas atividades e, muitas vezes, passamos muito tempo de pé com saltos enormes, o que pode causar muitos problemas para o nosso corpo. O uso excessivo do acessório, por exemplo, pode causar a sesamoidite, uma inflamação nos ossos da sola do pé, próximo ao dedo maior.
Segundo o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Eduardo Murilo Novak, o salto alto força o indivíduo a equilibrar-se sobre uma base muito menor (a ponta dos pés) e, para que esse equilíbrio seja mantido, grupos musculares, não treinados para tal função, serão forçados, favorecendo alguns aborrecimentos. “O resultado do esforço são lesões musculares, tanto na coluna, como nos membros inferiores”, ressalta o profissional.
Mantendo a classe
Há quem ache que é preciso enfrentar alguns obstáculos para ter uma boa imagem. Ana Lopes, gerente de RH da grife de tapetes by Kamy, acredita que é preciso ter conforto aliado com a aparência. “É indispensável ter comodidade no seu trabalho, independente da área que atue: desde um trabalhador braçal até um executivo. Um profissional com conforto trabalha melhor e pode se tornar mais produtivo”, salienta.
A especialista ainda afirma que a vestimenta também tem forte poder de influência nos contatos sociais e profissionais. Sendo assim, cada pessoa deve se vestir de acordo com os seus interesses e com o mundo em que vive, mantendo sua personalidade.
Mas como unir o conforto com a boa imagem? A consultora de moda Claudia Castellan vai lhe dar algumas dicas para não sofrer com o calçado:
De repente, executiva
Tenha sempre um acessório que condiz com a roupa e o ambiente de trabalho que você está. Então deixe o calçado de plástico em casa para o fim de semana descontraído. Invista em cores neutras e saltos médios, pois são mais fáceis de combinar. “O importante é que ambiente formal pede roupas e acessórios com menos detalhes e sem cores chamativas”, alerta Claudia.
Vou de metrô...
Nas grandes cidades, muitas vezes o trânsito torna impossível trafegar de carro e o transporte público pode ser a solução. Neste caso, consultora de moda indica sair de casa de tênis, principalmente em dias de chuva, para dar descanso aos pés. “Nossas ruas e calçadas não têm uma boa estrutura e acabam danificando os calçados”, salienta. Leve outro sapato na bolsa e vista-o quando você chegar ao seu trabalho.
De pé o dia inteiro
Conforto e qualidade acima de tudo. A consultora indica usar sapatilhas, mas deve-se evitar as de sola molenga, já que cansam as pernas. Sim, elas são confortáveis para os pés, mas não para ficar o dia todo de pé. “Evite calçados de saltos altos e finos, até porque salto fino é mais social (para eventos e festas)”, diz Claudia. A escolha deve ficar por saltos médios, já que eles são os melhores amigos no ambiente de trabalho, práticos e elegantes. Lembre-se que sandálias nunca são muito bem vindas em ambiente corporativo.