Associada a diversos problemas, a queda capilar pode ter como causa desde fatores psicológicos, como o estresse, à alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície. “Existem vários tipos de queda de cabelo, o mais comum é o Eflúvio Telógeno, que está relacionado a diversos fatores, tais como, pós-parto, febre, carência de nutrientes, pós-cirurgia, anemia, problemas da tireoide, estresse, entre outros”, explica a terapeuta capilar e tricologista Sheila Bellotti.
Exceto os casos de calvície, que geralmente possuem a predisposição genética, as pessoas mais propensas a ter queda de cabelo, na maioria das vezes, são aquelas que fazem ingestão de determinados medicamentos, aplicam química de redução em excesso (escovas progressivas), sofrem de estresse e apresentam alterações hormonais. “Frequentemente, quando os hormônios estão em desequilíbrio no organismo, como na puberdade, no início da fase adulta e, nas mulheres, no período da menopausa, há maior quantidade de queda”, finaliza Sheila.
Segundo a terapeuta, todo cabelo cai e a quantidade normal de queda varia de pessoa para pessoa. “A média normal varia entre 50 e 100 fios diários. O cabelo tem fases de crescimento, mas a queda só é normal quando o fio que está caindo é substituído por outro que está nascendo”, afirma Sheila.
A terapeuta ainda alerta: “A falta de determinados nutrientes pode ocasionar uma a queda. Vale lembrar também que entre 60% a 90% da composição capilar é de aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes”, conclui a terapeuta.
Alguns tratamentos, como o uso de equipamentos, ativos, inclusive o Laser de Baixa Tensão (LLLT), auxiliam muito na conquista de resultados satisfatórios. O uso oral de medicamentos que inibem a formação do DHT – dihidro-testosterona, responsável pela atrofia dos fios e perda capilar, também obtém bons resultados.
Devemos lembrar sempre que ao notar qualquer anormalidade, deve-se procurar um profissional para que ele indique o tratamento correto para cada ocasião.