Na hora da maquiagem, ela costuma ser deixada de lado. Existe sempre a preocupação em esfumar bem os olhos, contornar perfeitamente a boca, mas as sobrancelhas geralmente são esquecidas. E não deveria ser assim. Elas são essenciais para valorizar os traços do rosto e um pelinho fora do lugar pode ser suficiente para desfavorecer as expressões faciais.
Segundo a coordenadora pedagógica do Instituto Embelleze, Rosemeire Oliveira, é preciso ter atenção na hora de desenhá-la. “Quem retira os pelos por conta própria deve tomar cuidado pois eventuais falhas podem demorar a desaparecer. Muitas vezes, tentando disfarçar uma falha, a pessoa provoca uma assimetria ou deixa a sobrancelha fina demais”, explica.
Entenda seu rosto
O design da sobrancelha deve ser criado a partir do formato da face. Rostos ovais pedem sobrancelhas levemente arqueadas; para os redondos, as que têm as pontas externas mais arqueadas harmonizam bem, ao contrário dos quadrados, que pede extremidades levemente baixas. E, finalmente, os rostos longos combinam melhor com sobrancelhas mais retas.
Passo a passo
Para começar, higienize a área com água e sabonete para evitar alergias e facilitar a retirada dos pelos, já que o processo deixa os poros mais abertos. Então, pegue um lápis e desenhe o formato desejado para a sobrancelha.
Faça traços simétricos para suavizar as expressões. Tenha as extremidades da narina como ponto de partida, então alinhe ao canto interno do olho, para marcar onde a sobrancelha começa, e ao canto externo, para saber onde termina. Sua espessura e curvatura devem ser medidas de acordo com o tipo de rosto.
Retire os pelos que ficarem fora da marcação com cuidado, arrancando-os pela raiz para evitar que encravem ou cresçam rapidamente.
No tom correto
Ao final, para preencher as falhas naturais que algumas sobrancelhas podem ter, utilize lápis ou sombra.
Se você tem o cabelo castanho, ou se você tem a pele negra, prefira um marrom acinzentado para disfarçar as imperfeições. Se seu tom for ruivo, a cor mais indicada é o marrom mais quente, quase avermelhado. Já as loiras devem usar um tom mais próximo do ocre ou bege para conseguir o efeito mais natural possível. Jamais apele para o preto. O tom é muito forte e pode pesar demais no visual.