O universo da moda dita várias tendências dia após dia e, algumas delas, duram por muito tempo. Um exemplo clássico são as unhas longas, porém com a correria e o tanto de tarefas que as mulheres realizam todos os dias fica difícil deixá-las crescer. Mas, acreditem, existe uma solução simples e prática: o alongamento.
Após 68 anos do início do conceito de alongamento para unhas, o universo da moda conta com seis técnicas profissionais: unhas acrílicas ou porcelana, gel, acryl-gel, unhas de fibra, F1 de porcelana e gel.
Alguns cuidados devem ser tomados na hora da aplicação, como “observar o formato e a curvatura das unhas naturais da cliente, o seu leito e seu tamanho. Além disso, respeitar os períodos de manutenção e renovação do produto”, o que deve ser feito de 15 a 21 dias após o procedimento, segundo afirma Vando Araujo, técnico especialista em unhas da Fingrs.
Na manutenção, “o produto é reaplicado na área da unha natural conforme for se afastando da cutícula”, explica o especialista, lembrando da importância de observar a vedação das unhas naturais em relação ao produto aplicado, “para que não haja infiltrações e descolamento do alongamento.”
Conheça as técnicas mais usadas
Unhas de gel
Após a higienização das mãos e das unhas, aplica-se uma tip (prótese ou ponta de unha postiça) sobre a unha natural e passa-se uma fina camada do produto chamado primer — que faz com que as mesmas fiquem protegidas de qualquer tipo de fungo. No próximo passo, depois que o produto secar, aplica-se uma camada de gel e as unhas são levadas para secar em uma cabine ultravioleta ou de LED por três minutos e repete-se este processo, pois são necessárias duas camadas. Depois, os resíduos do gel são retirados com álcool e as unhas são modeladas com lixa. Por fim, elas são seladas com gel UV para dar brilho e finalizadas com a aplicação de um óleo hidratante para as cutículas.
Unhas de fibra
Depois da limpeza e lixamento, aplica-se a fibra entre duas camadas de gel. Uma prótese é colocada sobre o produto em seguida, e outra pincelada de gel é aplicada. No final, aplica-se luz ultravioleta para finalizar o processo. A vantagem desta unha é que elas dão um efeito natural, além de durar cerca de 45 dias.
Porcelana
O primeiro passo é lixar as unhas naturais. Em seguida, a unha é colada com o tip moldado em papel adesivo equivalente à metade da unha. Um material em pó é aplicado por cima de cada prótese que se mistura à unha natural. Para finalizar, aplicam-se base protetora e esmalte.