Essa é uma daquelas coisas que muitos praticantes de musculação fazem quase que instintivamente. Se o objetivo é perder aquela “barriguinha”, exercícios abdominais são logo os preferidos para auxiliar nesse processo. Porém, não é bem assim que funciona.
Um recente estudo (Kordi et al, 2015) avaliou por 3 meses os efeitos de realizar 4 tipos exercícios abdominais em 40 mulheres obesas. Uma parte delas fez somente dieta e a outra fez a dieta e também exercícios abdominais. Ao final das 12 semanas todas as mulheres tiveram redução de gordura corporal e da circunferência da cintura, porém sem diferenças entre os grupos. Ou seja, de nada adiantou fazer exercícios abdominais para diminuir a barriga.
Exercícios abdominais são bons para outros fins como o fortalecimento do core, por exemplo, mas não para emagrecer ou diminuir o abdômen.
O “segredo” para definir o abdômen
Por mais que as pessoas queiram lucrar nas suas costas querendo fornecer produtos e meios mais fáceis para definir o abdômen, no final, tudo vai depender de quanta gordura você consegue queimar para fazer o abdômen parecer e de alguns exercícios para dar ênfase aos gomos. O “segredo” real é ter paciência para chegar lá. Ao mesmo tempo que não é fácil, não é complexo como certas pessoas de má índole querem que você acredite.