Todos nós que já treinamos há algum tempo ou pra quem está começando agora, é normal sentir dor muscular. Essa dor surge mais ou menos 24 horas após o trabalho muscular e pode durar até 72 horas. Existe o mito entre alguns praticantes de musculação de que o músculo que está dolorido não deve ser treinado até que esteja recuperado e sem dor alguma, mas não é bem assim! É saudável e anabólico, após 48 ou 72 horas (dependendo do seu treino), malhar o mesmo músculo novamente, mesmo que ele esteja ainda um pouco dolorido.
Qual motivo dessa dor tardia?
Quando treinamos, lesionamos as fibras musculares e, posteriormente, o corpo reconstrói estas fibras para um aumento da resistência muscular e para o aumento da massa muscular, gerando hipertrofia. A dor é o músculo se recuperando, sendo reconstruído.
O que fazer para aliviar?
Há 3 maneiras de aliviar a dor tardia gerada pela musculação: massagem, exercícios ou alongamento. Alongar antes de exercitar o músculo que ainda está dolorido faz com que o início da atividade física seja menos dolorida, e o próprio exercício tende a fazer a dor desaparecer durante as atividades.